@Posts recentes

@ Aí vem a festa :)

@ Após muito tempo sem cá v...

@ Novas ideias!

@ Exposição

@ Mais sobre as flores

@ Olá a todos =)

@Arquivos

@ Abril 2008

@ Janeiro 2008

@ Novembro 2007

@ Outubro 2007

Domingo, 28 de Outubro de 2007

Mais sobre as flores

As plantas mediterrânicas, são plantas que têm necessidades variadas. Embora sejam do mesmo tipo têm exigências diferentes.

  • As Myrtus, este género conta apenas com duas espécies, nativas da região mediterrânica, a Myrtus communis, vulgarmente chamada de murta, nativa na região mediterrânica e a Myrtus nivellei, nativa do norte de África, que no entanto alguns botânicos não consideram ser suficientemente diferente para ser classifica numa espécie diferente. A murta é utilizada em jardinagem um pouco por todo o mundo em jardins secos ou pouco regados, havendo vários cultivares, pequenos, compactos e mesmo matizados. Gostam de solos leves e bem drenados, de preferência com alguma humidade, beneficiando por isso de uma cobertura do solo com mulch. Benificiam se o solo for moderadamente fértil. Gostam de sol mas toleram sombra ligeira.

  • As Hypericum, são plantas pertencentes à vasta família das hipericáceas. Devem o nome vulgar Erva de S. João ao facto de se encontrarem em flor na altura do S. João – finais de Junho, aparecendo flores esporádicas por todo o ano. O género Hypericum tem cerca de 400 espécies, muitas delas com utilização medicinal, que se diz ser conhecida desde há mais de 2000 anos. A espécie nativa mais vulgar e conhecida é o Hypericum perforatum, utilizado na fitoterapia como antidepressivo. Esta planta também é chamada em Portugal de milfurada, devido ao aspecto pontilhado das suas folhas quando a luz as atravessa, que se deve a pequenas glândulas oleosas. Dão-se bem ao sol e na sombra embora normalmente a floração seja mais abundante ao sol. Toleram bem a falta de água estival. Dão-se bem em todos os tipos de solos.

  • As Helianthemum, são pequenos arbustos pertencentes à família das cistáceas; grande parte das plantas cultivadas em jardinagem são variedades do Helianthemum numularium (originário da Turquia) e seus híbridos com outras espécies. São normalmente plantas de porte rasteiro, que florescem na primavera - verão, e cujos variadíssimos híbridos têm flores de bastantes cores, singelas ou dobradas. São plantas de cultivo fácil, necessitam absolutamente de boa drenagem, não tolerando solos encharcados.

  • As eufórbias, são normalmente plantas pouco exigentes, uma vez que crescem em solos degradados e pobres. Crescem melhor se o solo for leve e profundo, algumas apresentam dificuldades em solos pesados. Os cultivares de E. characias são frequentemente utilizados em maciços, onde a sua floração precoce traz uma cor amarela-esverdeada numa altura em que ainda há frequentemente pouca flor. Requerem normalmente poucos cuidados de manutenção, pouca fertilização e nenhuma rega.

  • O Cistus, pertencentes  á família das cistáceas  são plantas muito pouco exigentes. Preferem solos leves e pobres em matéria orgânica, portanto não devem ser adubados nem fertilizados. Devem ser colocados em locais bem drenados e os locais que sejam mais rochosos, argilosos, devem ser aligeirados com Areia.

 

  • As Artemisia, são normalmente plantas muito pouco exigentes em termos de fetilização, embora algumas precisem de um mínimo de fertilização para não deixar cair as folhas mais velhas, preferem uma boa drenagem. Gostam de sol e tendem perder alguma beleza á sombra, além de se tornarem mais susceptíveis ao ataque de Afídeos (piolhos).

 

  • A Lavandula,  pode apresentar vários tamanhos, várias formas das folhas,aspecto, etc. As Alfazemas e rosmaninhos têm bastantes semelhanças com entre si em comparação com outras espécies de Lavandula, mas ainda assim são inconfundíveis. São plantas nativas de solos pobres, sendo mesmo desaconselhado o excesso de fertilização, principalmente azotada. Uma boa adição de matéria orgânica bem decomposta é o idea, sendo de evitar estrumes frescos ou mal decompostos. Será útil fazer uma fertilização rica em cálcio. As Lavandulas, são, no geral plantas tolerantes á seca suportando sem dificuldades os quentes e secos verões. 

 

  • As plantas do género Ballota, gostam de exposição ao sol e solos bem drenados. Normalmente não necessita de rega no verão. Têm um crescimento mais vigoroso se receberem alguma fertilização orgânica.

 

Publicado por odigarden às 18:44
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

@Mais sobre nós

@Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

@tags

@ todas as tags

@Links

@Contador de visitas


Free Hit Counter

@Pessoas no nosso jardim

visitor stats

@subscrever feeds